ECONOMIA

Inflação aumenta para os mais pobres com pressão de alimentos

Compartilhe
Inflação economia
No terceiro mandato de Lula, a inflação no Brasil impactou mais as famílias de baixa renda. Dados do Ipea apontam alta de 4,99% até outubro para os mais pobres.

BRASIL, 25 de novembro de 2024 – No terceiro mandato de Lula (PT), a inflação no Brasil impactou mais as famílias de baixa renda. Dados do Ipea apontam alta de 4,99% até outubro para os mais pobres.

As famílias com renda domiciliar muito baixa (menos de R$ 2.105,99 mensais) enfrentaram a maior alta desde fevereiro de 2023, quando a inflação alcançou 5,86%. O índice contrasta com a queda na inflação para as famílias de alta renda, que recuou de 4,72% em setembro para 4,44% em outubro.

O aumento dos preços de alimentos e energia elétrica foi o principal responsável pelo impacto maior sobre os pobres. Alimentos representam 25% do orçamento das famílias de renda muito baixa, tornando a alta dos preços desse item especialmente relevante.

Enquanto isso, a inflação desacelerou para as famílias de alta renda (acima de R$ 21.059,92 mensais), reflexo do recuo nos preços das passagens aéreas, que têm peso maior no orçamento desse grupo.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x