BRASÍLIA, 15 de dezembro de 2023 – No mês de outubro, as importações das renomadas plataformas de e-commerce, Shein e Shopee, experimentaram uma queda de 54,5%, em comparação ao mesmo período de 2022, revela um levantamento da fintech de importações Vixtra com base nos dados do Banco Central divulgados em dezembro.
Em 2022, o montante das importações dessas plataformas atingiu a marca de 1,45 bilhão de dólares, enquanto neste ano o número despencou para 659 milhões de dólares.
O recuo de 791 milhões de dólares em outubro marca a maior queda desde o início das discussões sobre taxação desses produtos pelo governo federal, iniciadas em abril deste ano.
Desde agosto, produtos com valores até 50 dólares tiveram seus impostos de importação zerados. No entanto, permanece uma incidência de 17% de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Para produtos que ultrapassam esse valor, o montante praticamente dobra, visto que, além do ICMS, há uma alíquota de 60% para as importações.
O período inicial das novas regras, em agosto, testemunhou um aumento de 32,9% nas importações em relação a julho.
Entretanto, no confronto com agosto de 2022, houve uma redução de 13,6%, marcando um cenário de oscilações no mercado desde a implementação das taxações.