MARANHÃO, 15 de agosto de 2023 – O Maranhão ficou entre as oito unidades federativas que experimentaram uma boa queda na taxa de desemprego durante o segundo trimestre de 2023, revela a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do IBGE, cujos resultados foram divulgados nessa terça (15).
Segundo a pesquisa, a taxa de desocupação no Maranhão diminuiu de 9,9% para 8,8% nos meses de abril, maio e junho, posicionando o estado como o quinto com a maior queda na taxa de desemprego entre as unidades federativas. No contexto do Nordeste, o Maranhão se destaca em segundo lugar entre os estados que mais conseguiram reduzir o desemprego, ficando atrás apenas do Rio Grande do Norte.
O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, destaca que a redução do desemprego é resultado de vários fatores, incluindo as políticas de incentivo do governo, investimentos em diversos setores e a colaboração com o Governo Federal. Ele enfatiza que o Maranhão se tornou um ambiente favorável para a criação de novos empregos.
“A queda na redução do desemprego apontada pela pesquisa é resultado de diversos fatores, como as políticas de incentivo do Governo do Maranhão para a atração de novos negócios para o estado, os investimentos diretos feitos em diversos setores, além da retomada dos investimentos feitos em parceria com o Governo Federal. O Maranhão hoje está na rota do emprego”, enfatizou.