
MARANHÃO, 14 de agosto de 2025 – O secretário municipal de Obras de Buriti, Antônio José Ferreira da Silva, conhecido como “Toinho Francês”, foi morto a tiros na manhã desta quinta (14) durante uma discussão de trânsito com um guarda municipal. O crime ocorreu na avenida Candoca Machado, em frente ao Hospital Municipal Benedito Machado.
Segundo testemunhas, a briga começou quando o guarda, Josenilson de Lima da Conceição, em serviço, pediu que o secretário – que pilotava uma motocicleta – aguardasse a travessia de alunos. A discussão escalou, e o secretário de Obras teria dado um tapa no rosto do agente, que revidou com um disparo de arma de fogo no tórax da vítima.
O secretário foi socorrido e levado ao próprio hospital em frente ao qual foi baleado, mas não resistiu aos ferimentos. O guarda municipal foi preso em flagrante pela Polícia Militar e encaminhado à Delegacia Regional de Chapadinha. A arma utilizada no crime foi apreendida.
Josenilson alegou que agiu em legítima defesa após a agressão. Toinho Francês, que também foi vereador em Buriti, deixa a esposa e oito filhos. O caso será investigado pela polícia.







