VIOLÊNCIA

Guarda municipal é réu por homicídio de secretário em Buriti

Compartilhe
guarda violência
Justiça aceitou denúncia do Ministério Público e transformou em réu o guarda municipal acusado de matar o secretário de Obras de Buriti em briga de trânsito.

BURITI, 28 de agosto de 2025 – A Justiça do Maranhão recebeu nesta quarta (27) a denúncia apresentada pelo Ministério Público e tornou réu o guarda municipal Josenilson de Lima da Conceição.

Ele é acusado de matar, em uma briga de trânsito, o então secretário municipal de Obras de Buriti, Antônio José Ferreira da Silva, conhecido como “Toinho Francês”. O crime ocorreu no último dia 14.

Segundo o inquérito da Polícia Civil, encaminhado ao Ministério Público em 22 de agosto, o homicídio foi cometido por motivo fútil. O documento concluiu pelo indiciamento de Josenilson de Lima da Conceição por homicídio qualificado, o que levou ao oferecimento da denúncia aceita pela Justiça.

De acordo com as investigações, o guarda municipal utilizou uma pistola calibre .40, estava fardado e contava com equipamento de defesa no momento do crime. O inquérito aponta que o acusado demonstrou vantagem tática e exerceu autoridade inerente ao cargo público.

O Ministério Público destacou que a vítima, um civil desarmado, foi surpreendida por uma interceptação repentina e desproporcional. Dessa forma, não teve possibilidade de defesa diante da superioridade bélica e funcional do agressor, o que caracterizou o crime como qualificado.

Com base nessas conclusões, o juiz Galtieri Mendes de Arruda, da Vara Única da Comarca de Buriti, decidiu receber a denúncia. Ele determinou a citação do réu para que apresente defesa por escrito no prazo legal de dez dias.

Na decisão, o magistrado destacou que a denúncia contém a descrição do fato criminoso, a qualificação do acusado, a classificação do crime e a indicação das provas.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x