
MUNDO, 05 de maio de 2025 – Enquanto cinco empresas brasileiras marcaram presença entre as 250 maiores varejistas do mundo, segundo o relatório anual da consultoria Deloitte, o Grupo Mateus, um dos nomes mais onipresentes do varejo nordestino, ficou de fora da prestigiada lista.
A pesquisa Global Powers of Retailing, referência mundial no setor, avalia o desempenho de redes varejistas com base em receita anual e atuação multissetorial, incluindo supermercados, e-commerces e grandes magazines.
Em 2024, a lista consagrou o bom desempenho de companhias resilientes em meio à digitalização acelerada, transformações no consumo e instabilidade econômica.
Entre as representantes brasileiras destacadas estão Assaí (92ª), Magazine Luiza (156ª), Raia Drogasil (169ª), Casas Bahia (205ª) e Natura (214ª). Todas se notabilizaram por estratégias arrojadas de digitalização, políticas de preços competitivos e presença nacional consolidada.
Já o Grupo Mateus — rede que tem crescido de forma considerável no Norte e Nordeste —, parece ter optado por uma estratégia alternativa: observar o ranking de longe, mesmo com forte atuação regional e apoio robusto de incentivos fiscais que facilitam sua expansão.
Curiosamente, embora a empresa não tenha entrado no ranking das gigantes do setor, o sucesso patrimonial de seus donos continua impressionando. A edição 2024 da Forbes traz Ilson Mateus, fundador da rede, como o terceiro mais rico do varejo nacional, com R$ 6,38 bilhões. Ele está atrás apenas de Luciano Hang (Havan) e Michael Klein (Casas Bahia).
Outros membros da família também figuram na lista bilionária: Maria Barros Pinheiro, ex-esposa de Ilson, aparece com R$ 2,33 bilhões, enquanto os filhos Denilson Pinheiro Rodrigues e Ilson Mateus Rodrigues Júnior detêm R$ 1,69 bilhão cada.