SÃO LUÍS, 22 de junho de 2024 – A região metropolitana de São Luís registrou 81 incêndios em residências até maio deste ano. A maioria desses incidentes foi causada por problemas nos sistemas elétricos.
Para mitigar esses números alarmantes e orientar a população sobre prevenção, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) tem realizado vistorias periódicas nos itens de combate a incêndios.
“Recebemos muitas solicitações para vistorias periódicas em edificações com o objetivo de renovar os certificados de aprovação. No caso dos imóveis residenciais, orientamos a manutenção preventiva periódica da rede elétrica e dos equipamentos de combate a incêndios. Esses cuidados reduzem significativamente as possibilidades de incêndios e preservam vidas”, destacou o diretor da DAT, tenente-coronel Thiago Paiva.
Os principais problemas identificados durante as vistorias incluem a falta de manutenção adequada de extintores, obstruções nas rotas de saída e irregularidades nos sistemas elétricos.
Durante as inspeções, as equipes verificam as condições dos sistemas de detecção de fumaça e alarmes, a acessibilidade das rotas de fuga, a disponibilidade e o estado de mangueiras e extintores, além das instalações elétricas.
São exigidos diversos documentos e registros, incluindo a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Este documento, emitido por um engenheiro elétrico, atesta a manutenção e o funcionamento adequado dos equipamentos do sistema elétrico das edificações.
Devem ser apresentados, ainda, projetos de segurança contra incêndios, relatórios de inspeção dos equipamentos e registros de manutenção dos sistemas de combate a incêndios.
As inspeções são solicitadas pelos próprios condomínios para a renovação do Certificado de Aprovação (CA), que deve ser renovado anualmente.