SÃO LUÍS, 12 de julho de 2024 – A Região da Grande Ilha de São Luís registrou 134 mortes violentas em 2024. A capital maranhense lidera com 101 casos, seguida por São José de Ribamar com 21, Paço do Lumiar com 10 e Raposa com 2.
A ocorrência mais recente foi no bairro Mojó, em Paço do Lumiar, onde Jofran Pires da Conceição, de 34 anos, foi morto a tiros na madrugada de quinta (11).
Segundo a polícia, Jofran era conhecido por furtos e roubos na comunidade. Ele recebeu várias ameaças de uma facção local e fugiu para o interior do Maranhão. “A princípio, a motivação do crime seria pelos crimes que ele cometia na região.
Ele retornou recentemente e, possivelmente, foi identificado pela facção e assassinado,” explicou o Delegado Leonardo Gonçalves.
A polícia aponta que Jofran já tinha sido punido pela facção local. Seu retorno ao bairro Mojó pode ter motivado o ataque. A Superintendência de Homicídios e Proteção a Pessoas (SHPP) está investigando o caso. A situação revela a influência das facções criminosas na violência na região.
Os 134 casos de mortes violentas em 2024 são preocupantes. As autoridades estão intensificando as investigações para tentar reduzir esses números.
A Grande Ilha de São Luís continua sendo um foco de atenção devido à alta taxa de homicídios.