![Lula proteção](https://linharesjr.com.br/wp-content/uploads/2025/02/IMG-1200-x-628-px-2025-02-07T123601.584-1024x536.jpg)
BRASÍLIA, 7 de janeiro de 2025 – O governo Lula planeja gastar mais de R$ 400 mil com o aluguel de 20 mil grades de proteção ao longo de um ano. De acordo com o pedido do governo Lula, o equipamento será utilizado para “controle de público em eventos ou manifestações populares, nas instalações ou proximidades do complexo da Presidência da República”.
Conforme o documento, as barreiras têm a função de garantir a segurança das edificações governamentais, além de proteger o presidente e o vice-presidente.
“Em um contexto democrático, é comum a realização de manifestações populares em frente a instituições governamentais […] A presença de grades de segurança, barricadas e tapumes contribuirá significativamente para controlar e garantir a segurança durante tais eventos, protegendo tanto os manifestantes quanto as instalações da Presidência.”
RENOVAÇÃO DO ENXOVAL DO AVIÃO P0RESIDENCIAL
Nos últimos dias, também foi anunciada uma reserva de aproximadamente R$ 40 mil para a renovação do enxoval do avião presidencial, o Aerolula.
Entre os itens previstos estão taças para vinho branco, copos de vidro cristalino, talheres e jogos americanos. A lista inclui ainda jogo de cama queen size 100% algodão, com lençóis de mil fios e cobertores, além de toalhas com a mesma composição.
“Viagens oficiais muitas vezes envolvem itinerários rigorosos e cronogramas apertados […] O descanso e conforto adequados são essenciais para garantir a eficiência e a produtividade do presidente durante compromissos oficiais no local de destino”, destacou o governo na licitação.
Ainda segundo o documento, a aquisição de utensílios de mesa visa assegurar que os alimentos servidos a bordo “atendam aos mais altos padrões de segurança e higiene.”