TESOURO ABERTO

Governo Lula libera estatais a criar planos para gastar mais

Compartilhe
Estatais Governo
Governo Lula autorizou as estatais dependentes do Tesouro Nacional a apresentarem planos individuais para flexibilizar o uso de suas receitas próprias.

BRASÍLIA, 19 de agosto de 2025 – O governo federal autorizou as estatais dependentes do Tesouro Nacional a apresentarem planos individuais para flexibilizar o uso de suas receitas próprias.

A medida, publicada em portaria interministerial no Diário Oficial da União desta segunda (18), permite que empresas com sustentabilidade financeira utilizem suas receitas com maior autonomia para investimentos e despesas, mediante aprovação de planos de sustentabilidade econômica.

Atualmente, 17 das 44 estatais federais recebem repasses governamentais.

Para participar do novo modelo, as empresas devem comprovar que financiaram pelo menos 40% de seus gastos operacionais com receitas próprias na média dos últimos três anos.

Se aprovadas, firmarão contratos de gestão que mantêm o repasse de recursos do Tesouro para custeio, mas liberam o uso de receitas próprias sem as atuais restrições fiscais. O teto salarial de R$ 46.366,19 para funcionários permanece inalterado.

A Telebras confirmou que já desenvolve seu plano de adesão ao novo modelo, enquanto a Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel) também manifestou interesse em participar. O governo avalia a inclusão de outras empresas que cumpram os requisitos financeiros estabelecidos pela portaria.

A medida busca reduzir as restrições orçamentárias que afetam essas empresas, mesmo quando aumentam suas receitas. Atualmente, todas as despesas das estatais dependentes são incluídas no Orçamento Federal e submetidas às mesmas regras fiscais do Executivo, incluindo limites de gastos e metas de superávit primário.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x