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Governo Lula infla dados sobre internet em escolas públicas

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Governo Lula anuncia revolução digital nas escolas públicas, mas alunos e professores atestam que a realidade nas salas de aula segue analógica e sem sinal.

BRASIL, 23 de abril de 2025 – Enquanto o governo Lula anuncia uma revolução digital nas escolas públicas, alunos e professores atestam que a realidade nas salas de aula segue analógica — e sem sinal. A promessa de conectividade plena até 2026 já começa a tropeçar no Wi-Fi.

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, o Centro Educacional Irmã Maria Regina, na zona rural de Brasília, é exemplo eloquente de como uma escola pode ser considerada “bem conectada” mesmo quando os computadores estão desligados e a internet é um ato de fé.

Segundo reportagem do Estadão, publicada no dia 23, a instituição permanece fora do alcance de uma conexão estável. Ainda assim, consta nos registros do MEC como modelo de conectividade.

A explicação? O Ministério da Educação utiliza um mosaico criativo de fontes para medir a qualidade da internet. Entre elas, autodeclarações de diretores, dados de programas antigos e relatórios estaduais. Curiosamente, o único instrumento técnico oficialmente reconhecido — o Medidor Educação Conectada — é deixado de lado quando o resultado não favorece.

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Segundo levantamento baseado em dados do próprio MEC, 15,4 mil escolas públicas apresentam velocidade de internet abaixo do mínimo exigido. Mesmo assim, figuram como aptas ao uso pedagógico.

O governo promete investir R$ 8,8 bilhões para conectar todas as escolas públicas até 2026. Mas, até agora, parece estar conectando melhor os discursos que os roteadores. A coleta de dados é comprometida pela remoção do medidor oficial dos computadores — um detalhe técnico superado pela criatividade institucional.

Na escola Irmã Maria Regina, por exemplo, a conexão medida foi de 61 Mbps. Ainda assim, o sistema a classificou como se tivesse 800 Mbps. Um upgrade que só poderia mesmo ter sido feito via narrativa.

Em São Paulo, mais de 1,8 mil escolas são consideradas conectadas, embora estejam abaixo dos critérios mínimos. Minas Gerais e Paraná também superam a marca de mil casos cada. Para solucionar o problema, o MEC criou um novo índice: o Indicador Escolas Conectadas, que atribui notas de 1 a 5. Só que os dados ainda não foram divulgados.

A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas determina que a qualidade da rede deve ser aferida apenas pelo medidor oficial. Mas o ministério preferiu diversificar o cardápio. O uso de múltiplas fontes, segundo nota oficial, seria “essencial” para capturar a realidade do país — ou, talvez, para construí-la.

De acordo com o Estadão, das 137,9 mil escolas públicas, apenas 67,8 mil atingem a velocidade mínima considerada adequada. Outras 49,7 mil operam com conexão abaixo do necessário. E 6,6 mil seguem fora da rede — literalmente.

Para Paloma Rocillo, do Instituto de Referência em Internet e Sociedade, barreiras geográficas não justificam a persistente desigualdade no acesso. Ela também integra o conselho consultivo da Anatel e defende padrões robustos de aferição.

A ausência de estrutura básica — energia elétrica, cobertura de rede, equipamentos — limita o avanço. Ainda assim, o governo Lula garante que tudo vai bem.

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