
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cortou o Vale Gás de 267 mil famílias. O benefício de Auxílio Gás consiste no pagamento de botijões a pessoas carentes.
De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Social, em dezembro o benefício era pago a 5,95 milhões de famílias. Neste mês de abril, entretanto, esse número caiu para 5,69 milhões. A queda foi de quase 4,5%. Conforme o titular da pasta, ministro Wellington Dias, a medida foi tomada após uma atualização cadastral, como a revisão feita com o Bolsa Família.
“Nós tínhamos muitas pessoas que não preenchiam os requisitos. O vale-gás, na própria legislação aprovada pelo Congresso, estabelece uma meta que tem a ver com o tamanho da renda e muita gente com renda elevada estava recebendo. Nós estamos falando de um esforço de dinheiro do povo brasileiro”, declarou Dias, ao G1.
O Auxílio Gás foi criado no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro em 2021. A medida buscou diminuir o efeito do preço do gás de cozinha no orçamento das famílias de baixa renda. O pagamento pode ser acumulado com outros benefícios e auxílios, como o Bolsa Família, e é feito seguindo o mesmo calendário deste programa.