Poucos dias após o Fantástico denunciar um esquema monstruoso de falsificação nos números da educação em mais 137 das 217 cidades do Maranhão, o secretário de educação do governo Flávio Dino festejou os dados do Índice de Oportunidade de Educação (IOEB). O índice tem como uma de suas principais fontes os dados repassados por prefeituras. Justamente aqueles apresentados por reportagem do jornalista Alex Barbosa como alvos da fraude.
RADIANTES! O MA deu um salto e se destacou cm um crescimento expressivo desde 2015, de acordo cm o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira. Trabalho coeso em equipe e liderado pelo gov @FlavioDino. Uma educação pública de qualidade é possível e estamos no caminho certo! pic.twitter.com/Oym1u6qtiz
— Felipe Camarão (@FelipeCCamarao) November 7, 2019
De acordo com a reportagem e denúncias do Ministério Público, o Maranhão possui povoados com mais estudantes matriculados do que moradores. Caso do povoado Onça, em Monção. São 61 alunos matriculados no Programa de Educação e Jovens e Adultos. Detalhe: o povoado tem apenas 10 casas.
Também foram identificados professores matriculados em aulas de alfabetização e alunos fantasmas com mais de 105 anos de idade. O caso de pessoas mortas que foram usadas para inflacionar os números, como Domingas de Jesus Freire, que morreu em 2014 e apareceu no censo escolar de 2017 e 2018, também foi denunciado.
O inchaço falso dos números de matrículas tem como principal meta desvios de recursos no Fundo para a Educação Básica (FUNDEB). Quanto mais matrículas, mais recursos.
O índice festejado pelo governo Flávio Dino leva em conta apenas fontes oficiais. Ou seja: os dados enviados pelas prefeituras. Entre eles os índices de desenvolvimento da educação básica (Ideb) dos anos iniciais e finais do ensino fundamental (aquele de responsabilidade das prefeituras).
Veja AQUI o detalhamento dos métodos do IOBE.
Dessa forma, consciente ou inconscientemente, o governo Flávio Dino festeja números positivos da educação que tem origem fraudulenta segundo o Fantástico e o Ministério Público.
Uma resposta
Faz horas que o governador não cruza o estreito dos mosquitos de carro.
Queria vê-lo comemorando aumento do pib (riqueza) para um caboclo dependente do bolsa família.
Via twitter é muito fácil fazer análise econômica!
Vá Flávio dino e governe pensando no seu povo.ainda têm tempo de promover a mudança