SÃO LUÍS, 30 de junho de 2023 – Na mesma semana em que o vereador de São Luís, Marlon Botão propôs a criação do “auxílio água mineral” para alguns moradores da capital maranhense, o governador Carlos Brandão anunciou que pretende iniciar um estudo para implantar o passeio turístico de balão de ar quente no Maranhão. Os dois são do PSB, partido do ministro Flávio Dino.
Carlos Brandão explicou que a intenção é fortalecer o turismo. Como o governo, pelo menos ainda, não tem o poder de obrigar empresários a abrirem negócios, talvez esteja sendo cogitada a criação de uma empresa estatal responsável pelo serviço. Será que vem aí a “Balãomar”, “Marbalão” ou a “Cabema” (Companhia de Abastecimento Balonista do Maranhão)?
O mesmo governo que em toda a sua história não conseguiu fazer a Caema oferecer água e saneamento básico, pode vir a oferecer passeios de balão. Quem se habilita?
Segundo reportes na imprensa, a primeira etapa consiste em avaliar as condições climáticas do Maranhão e realizar testes de voo. Porque, como todos sabem, pouco importa a viabilidade financeira e custos: se não tiver vento forte, toca para a frente que é sucesso.
Brandão teve a ideia durante um passeio da empresa Voe de Balão em Piri, de propriedade de Rafael Carvalho. “Conheci o balonismo no Egito e decidi trazer para Pirenópolis, que é uma das cidades onde o turismo mais cresce nessa região. Mais de 10 mil pessoas já voaram em 2 anos e meio e agora temos a intenção de expandir para o Maranhão”, destacou Carvalho durante o encontro com o governador.
Enfim, parece que a última semana apresentou uma pane na classe política do estado. Pois, com toda a certeza, passeio de balão e distribuição de água mineral não são a resposta mágica para todos os desafios enfrentados pelos maranhenses.
De resto, os maranhenses não precisam de investimentos em infraestrutura e segurança pública para que possam conhecer o próprio estado de forma segura e aqueçam o turismo interno. isso é muito básico e anrtiquado. O que eles realmente precisam é da oportunidade de flutuar pelos céus em um balão.
Uma resposta
É bom convidar Lula e Flávio Dino, para o vôo inaugural!