META

Governo do MA quer reduzir fila de transplante de rim e fígado em 50%

Compartilhe
Meta da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é reduzir em 50% a fila de espera por transplantes de rim e fígado até 2025 no Maranhão.

MARANHÃO, 5 de janeiro de 2024 – O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem como meta reduzir em 50% a fila de espera por transplantes de rim e fígado em 2025. O Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), então, é a primeira unidade pública de alta complexidade da rede estadual a ser certificada pelo Ministério da Saúde para realizar a captação e o transplante de órgãos.

Em visita à unidade, o governador Carlos Brandão destacou a importância da certificação. “Essa conquista é resultado de um rigoroso processo de avaliação”, afirmou. Além disso, Brandão ressaltou que a certificação contribuirá para a redução da lista de espera, dando mais esperança aos maranhenses.

CERTIFICAÇÃO E AMPLIAÇÃO DO ATENDIMENTO

A subsecretária de Estado da Saúde, Liliane Neves, afirmou que o reconhecimento reforça a qualidade dos serviços ofertados pelo HCM. A certificação, então, foi concedida pela Portaria nº 2.363 do Ministério da Saúde. Ela autoriza a unidade a realizar captação e transplante de rins e fígado.

Com isso, então, o Maranhão passa a contar com três centros especializados em transplantes, aumentando a capacidade de atendimento. O HCM é o primeiro da rede estadual. Os primeiros transplantes no Hospital Carlos Macieira estão previstos para abril de 2025.

TREINAMENTO E NOVOS SERVIÇOS

De janeiro a março, então, profissionais do hospital passarão por qualificações específicas para garantir a segurança e eficiência dos procedimentos. O hospital, então, já possui equipes compostas por hepatologistas, cirurgiões do aparelho digestivo, nefrologistas e urologistas.

Com a ampliação, também será realizado o treinamento de profissionais do centro cirúrgico, enfermarias e unidades de terapia intensiva. Além disso, foram criados novos serviços: ambulatório de pré e pós-transplante.

AVANÇOS E NÚMEROS DE TRANSPLANTES

Nos últimos dois anos, o Maranhão registrou avanços na área de transplantes. Em 2024, então, o estado registrou 64 captações de órgãos e 420 transplantes de córnea. No mesmo período, o HU-UFMA realizou 50 transplantes de rim e 15 de fígado.

O coordenador da Central Estadual de Transplantes do Maranhão (CET-MA), Hiago Bastos, destacou a redução da fila de espera. “Um total de 500 pessoas deixaram a fila de espera por um transplante”, afirmou. Atualmente, então, a fila de transplantes no Estado inclui 185 pacientes aguardando por rim, 11 por fígado e 696 por córnea.

Compartilhe

Leia mais

PGM Hemetério

AGRAVO INTERNO

PGM perde prazo para resposta no STJ sobre Hemetério Weba
PGM Hemetério

AGRAVO INTERNO

PGM perde prazo para resposta no STJ sobre Hemetério Weba

Othelino avaliação

AVALIAÇÃO

Othelino considera voto de Alexandre de Moraes como empate
Othelino avaliação

AVALIAÇÃO

Othelino considera voto de Alexandre de Moraes como empate

PGR Recurso

RECURSO

PGR rejeita pedido de Bolsonaro contra Dino e Zanin
PGR Recurso

RECURSO

PGR rejeita pedido de Bolsonaro contra Dino e Zanin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.