Esquerda unida

Governadores do Nordeste promovem “farra” pela Europa

Compartilhe
Jornada paga com recursos públicos vai durar uma semana e não teve agenda oficial divulgada

Os sete governos o nordeste devem participar de um tour pela Europa com despesas pagas pelos pagadores de impostos. Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Maranhão integram a comitiva do Consórcio Nordeste que deve visitar França, Itália e Alemanha. 

Dezenas de pessoas devem participar da jornada pela Europa que, misteriosamente, não teve a agenda divulgada. Segundo informações do Consórcio, muitos compromissos dependem de “confirmações”.

O Consócio fala sobre “encontros com empresários e representantes dos governos dos países visitados”, mas a lista dos empresários e representantes dos governos também não foi divulgada. 

A comitiva embarcou na última sexta (15) e passou o final de semana em Paris. Os compro para compromissos da “agenda oficial” começam apenas hoje (17). A viagem termina no dia 22, em Berlim. 

Seis governadores devem participar pessoalmente do passeio, com exceção do governador Flávio Dino que enviou o vice, Carlos Brandão, para representá-lo.

Consórcio do fracasso – O Consórcio Nordeste, na prática, é uma tentativa de amotinação dos governadores nordestinos contra o resto do país e em especial ao governo federal. Todas as inciativas do presidente Jair Bolsonaro são, de pronto, rechaçadas pelo famigerado consórcio.  

O discurso também se manifesta na prática. Contrários às reformas econômicas, os governadores nordestinos são responsáveis pelas mais altas taxas de ICMS de todo o Brasil. O Maranhão, por exemplo, deve ter no próximo ano seu quarto aumento de ICMS em cinco anos. 

Além de engessarem a economia tiranizando a população com impostos, desestimulando o investimento privado, além da seca e da pobreza extrema, o Nordeste ainda enfrenta a ausência de regras de preenchimento de cargos públicos nos governos estaduais. A velha cultura do empreguismo voltou a crescer nas máquinas públicas da região. 

A falta de transparência é outra marca do Consórcio Nordeste. A primeira compra coletiva do Consórcio Nordeste, festejada pelos governadores, fez a aquisição de medicamentos em um custo de 118 milhões. A compra foi feita pelo governo da Bahia. Os governadores afirmam que economizaram cerca de 48 milhões de reais. No entanto, o processo licitatório não ficou claro e nem ao menos foi divulgado quanto cada estado gastou.

Apesar da compra ser festejada pelo governador Flávio Dino, recentemente o deputado estadual Adriano (PV) denunciou a falta de medicamentos na Farmácia de Medicamentos Especializados (Feme).

Compartilhe

Leia mais

Lula TCE

LISTA

Esposas de ministros de Lula ocupam cargos vitalícios em TCE
Lula TCE

LISTA

Esposas de ministros de Lula ocupam cargos vitalícios em TCE

Maranhão IBGE

IBGE

Apenas 27% dos lares no Maranhão têm máquina de lavar roupa
Maranhão IBGE

IBGE

Apenas 27% dos lares no Maranhão têm máquina de lavar roupa

Maranhão Amazônia

AMAZÔNIA LEGAL

Mortes violentas no Maranhão superam média nacional
Maranhão Amazônia

AMAZÔNIA LEGAL

Mortes violentas no Maranhão superam média nacional

Respostas de 4

  1. Esse é mais um retardado, comunista, que luta pelo atraso do país. Ainda bem que os brasileiros de bem acordaram dessa letargia, desse engodo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.