SÃO LUÍS, 21 de junho de 2023 – O governador Carlos Brandão assinou um decreto que permite o trabalho de capelães em diversas instituições públicas, como escolas, penitenciárias, hospitais e unidades da Polícia Civil e Polícia Militar.
Segundo o governador, o decreto amplia a atuação dos capelães, permitindo que eles ofereçam suporte espiritual em locais como penitenciárias, unidades policiais e hospitais, proporcionando conforto às pessoas que mais precisam.
“O decreto permite que os capelães possam atuar no serviço público de uma forma mais ampla, a exemplo de penitenciárias, unidades da Polícia Civil ou Militar e também nos hospitais; ou seja, permite que cheguem em auxílio às pessoas que tanto precisam de um conforto. É uma conquista para o Estado e, sobretudo, para o cidadão que no momento de dificuldade precisa de um acolhimento espiritual para que possa renascer sua esperança”, afirmou o governador.
A deputada estadual Mical Damasceno, autora da lei que instituiu o Dia do Capelão Evangélico Civil e Militar, ressaltou a importância do decreto, destacando os benefícios que a capelania voluntária traz para a sociedade. Ela mencionou que, além de fornecer apoio emocional e espiritual, o trabalho dos capelães contribui para a melhoria da saúde mental e física dos pacientes, além de ajudar na redução do estresse, da ansiedade e da violência em comunidades com altos índices de criminalidade.
“A capelania voluntária é uma atividade que traz muitos benefícios, pois além de fornecer apoio emocional e espiritual, como já falamos, ajuda a melhorar a saúde mental e física dos pacientes, ajuda a reduzir o estresse, a ansiedade, auxiliando na recuperação das pessoas. Esses serviços também são importantes para as comunidades que tem um alto índice de criminalidade, pois ajuda a trazer esperança e, consequentemente, a redução de violência”, enfatizou a parlamentar.
Durante a solenidade, o governador e a deputada Mical Damasceno foram homenageados pelos seus esforços em prol das ações desenvolvidas pelos capelães. Os capelães Alex Martins e José Ribamar Vilas Boas também foram agraciados com a medalha ‘Manuel Beckman’, maior comenda do parlamento estadual, em reconhecimento ao trabalho que desempenham.
O Dia do Capelão Evangélico Civil e Militar é celebrado em 21 de junho, como estabelecido pela Lei Estadual 11.103/2019, em reconhecimento à importância e ao trabalho dos capelães no estado do Maranhão.
Esses profissionais são autorizados a oferecer assistência religiosa e realizar cultos em diversas instituições e corporações, proporcionando apoio espiritual às pessoas em momentos difíceis.