APÓS INDICAÇÃO DE LULA

Fundo de pensão do Banco do Brasil tem prejuízo de R$ 14 bilhões

Compartilhe
Indicado por Lula em 2023, o sindicalista João Luiz Fukunaga afundou Previ em prejuízo bilionário em dois anos.

BRASÍLIA, 7 de fevereiro de 2024 – Dois anos após ser indicado pelo presidente Lula para presidir o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, Previ, João Luiz Fukunaga conduziu a instituição para um prejuízo de R$ 14 bilhões. A informação é do Tribunal de Contas da União (TCU) que teme pela falência da Previ e já iniciou processo de auditoria. O ministro Walton Alencar Rodrigues, do TCU, foi autor do pedido e alegou “gravíssimas preocupações”.

Antes de promover o prejuízo, Fukunaga foi afastado do cargo duas vezes pela justiça. Mas, nas duas ocasiões conseguiu retornar ao cargo.

“O fato é seríssimo, elevando os riscos dos segurados do Banco do Brasil. Comparativamente aos anos anteriores, foi pífio o desempenho atual dos planos da Previ. No ano passado, o desempenho foi substancialmente menor para quase todas as classes de investimento, renda fixa, renda variável, ativos, imobiliários e investimentos estruturados”, disse Walton Alencar durante a sessão plenária do TCU.

Ainda, segundo o ministro, “há a perspectiva de danos graves para o Banco do Brasil, sociedade de economia mista, cujo controle pertence à União, que, em caráter extraordinário, poderá ser obrigada a contribuir paritariamente com os assegurados”.

Antes de liderar o prejuízo, o indicado de Lula havia sido afastado do cargo duas vezes. Em 2023, o juiz substituto da 1ª Vara Federal do Distrito Federal, Marcelo Gentil, determinou o afastamento provisório de João Luiz Fukunaga, da presidência da Previ.

Em fevereiro de 2024, a Justiça decidiu afastar novamente Fukunaga da presidência da Previ. A decisão foi tomada após o juiz declarar nulo o atestado de habilitação concedido a Fukunaga emitido pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar, a Previc.

Em todas as vezes o sindicalista conseguiu voltar à presidência da Previ e pavimentar o caaminho para o prejuízo bilionário na empresa.

#vaibrasil

Compartilhe

Leia mais

Pensão 2024

2024

Mais de 300 foram presos por pensão alimentícia no Maranhão
Pensão 2024

2024

Mais de 300 foram presos por pensão alimentícia no Maranhão

São Luís

DOENÇA

São Luís registra mais de 2 mil casos de diarreia em 2025
São Luís

DOENÇA

São Luís registra mais de 2 mil casos de diarreia em 2025

Motoristas Maranhão

MARANHÃO

PRF flagra mais de 1.700 motoristas em alta velocidade no MA
Motoristas Maranhão

MARANHÃO

PRF flagra mais de 1.700 motoristas em alta velocidade no MA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.