Menu

Funcionários da limpeza de São Luís ameaçam entrar em greve

Compartilhe
Greve funcionários
Trabalhadores denunciam atrasos salariais recorrentes e planejam paralisação total para quarta (18); mais de 400 funcionários aderem ao movimento.

MARANHÃO, 16 de setembro de 2024 – Funcionários do setor de limpeza das unidades de saúde de São Luís anunciaram que entrarão em greve na próxima quarta (18). A paralisação é motivada pelos constantes atrasos no pagamento dos salários.

Entre as unidades afetadas estão o Socorrão II, Hospital da Mulher, Hospital da Criança, unidades mistas e diversos postos de saúde.

A decisão foi tomada em assembleia convocada pelo Sindicato de Asseio e Conservação de São Luís (SEEAC), reunindo mais de 400 funcionários.

Segundo o presidente do sindicato, Maxwell Bezerra, os atrasos vêm ocorrendo há seis meses, comprometendo o pagamento de salário, vale-transporte e vale-alimentação.

“Todo mês pagam o ticket e depois a passagem ou a passagem e depois o ticket, e o salário vai ficando para trás”, afirmou Maxwell.

O sindicalista ressaltou que, desde o dia 9 de setembro, o repasse para a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) pagar a empresa terceirizada já está autorizado, mas até o momento não houve quitação.

Maxwell Bezerra declarou que, caso os pagamentos não sejam efetuados até terça (17), os trabalhadores paralisarão todas as atividades na quarta.

Ele também pediu desculpas à população que depende dos serviços de saúde, destacando que a greve se justifica pela necessidade de sustentar mais de 400 famílias que aguardam os salários.

“Infelizmente, teremos que parar, pois são famílias que precisam desse dinheiro para pagar suas contas e suprir suas necessidades”, explicou o presidente do SEEAC.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que possui contrato com a empresa Maxtec para serviços de limpeza hospitalar e que realiza regularmente o pagamento das faturas apresentadas.

A Semus afirmou ainda que expediu notificação à empresa solicitando a regularização imediata do Vale Alimentação e exigiu a manutenção do pagamento dos salários até o quinto dia útil, sob pena de sanções previstas na legislação.

Compartilhe

Leia mais

Moraes EUA

PROJETO DE LEI

Projeto pode impedir ministros do STF de entrarem nos EUA
Moraes EUA

PROJETO DE LEI

Projeto pode impedir ministros do STF de entrarem nos EUA

Trump 2020

2020

Autor de ataque contra Trump doou para campanha de Biden
Trump 2020

2020

Autor de ataque contra Trump doou para campanha de Biden

Marcos Castro

REINCIDÊNCIA

Residência de vereador de São Luís é invadida e arrombada
Marcos Castro

REINCIDÊNCIA

Residência de vereador de São Luís é invadida e arrombada

Uma resposta

  1. A empresa Maxtec está a frente desse contrato desde a gestão Castelo, são quase quinze anos e sempre foi assim. A empresa sempre “vence” as licitações, por isso está todo esse tempo na Semus. Foi publicado um edital de licitação para o contrato de limpeza dos hospitais, mas foi suspenso. A última suspensão dele foi em 14 de junho de 2024. O contrato da Maxtec vence no mês de dezembro deste ano. A relação já está desgastada, mas a prefeitura insiste em manter vínculo contratual com a empresa. Outro problema é a falta de pontualidade da prefeitura em pagar a fatura da empresa, isso não sou eu quem diz, mas o portal da transparência no qual consta os pagamentos feitos as empresas, e a Maxtec, assim como outras empresas, sempre recebe com atrasos, pois a administração nunca paga mensalmente às empresas infelizmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA