
BRASÍLIA, 14 de outubro de 2023 – O ministro do Esporte, André Fufuca, é o único membro destacado do governo Lula a referir-se explicitamente ao grupo palestino Hamas como terrorista.
Em um comunicado nas redes sociais, Fufuca expressou solidariedade a Israel após os recentes ataques do Hamas.
Expresso minha total solidariedade ao povo israelense, que enfrenta ataques brutais prospectado pelo grupo terrorista Hamas.
— André Fufuca (@DepAndreFufuca) October 7, 2023
Vamos orar pelas vítimas, e orar para que Deus conforte o coração de todos os familiares e amigos por suas perdas. ????????
Em contraste, o presidente e outros ministros usaram termos como “ataques terroristas” sem associá-los diretamente ao grupo responsável pelos ataques contra civis israelenses, incluindo crianças.
O governo brasileiro, que busca atuar como mediador no conflito e repatriar cidadãos brasileiros em Israel e Gaza, tem adotado uma linguagem cautelosa.
O Itamaraty explicou que só considera terroristas pessoas e entidades listadas pelo Conselho de Segurança da ONU, excluindo o Hamas dessa lista.
Especialistas destacam a influência ideológica do ex-chanceler Celso Amorim e do Partido dos Trabalhadores (PT) no posicionamento do governo.