COOPERAÇÃO

Fufuca assina acordo com CBF para Projeto Estádio Seguro

Compartilhe
Fufuca projeto
A iniciativa buscou aprimorar as políticas de segurança pública nos estádios de futebol profissional no Brasil.

BRASÍLIA, 20 de setembro de 2023 – Na manhã desta quarta (20), em Brasília, ministros e representantes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se reuniram para assinar um acordo de cooperação que tem como objetivo a implementação do Projeto Estádio Seguro.

O plano de ação do projeto inclui medidas como a integração de informações entre órgãos de segurança pública, o combate ao crime por meio da interoperabilidade entre sistemas e a implementação de ações que visem coibir e prevenir atos de violência, racismo, xenofobia, sexismo, homofobia e outras formas de discriminação e violência no ambiente esportivo. Além disso, o projeto tem como objetivo combater a manipulação de condutas e resultados esportivos, preservando a integridade esportiva e a imprevisibilidade dos resultados.

O Projeto Estádio Seguro está alinhado com os esforços do Ministério do Esporte para tornar os locais de prática esportiva profissional acessíveis e seguros, proporcionando à população em geral e às famílias a oportunidade de desfrutar dos eventos esportivos de forma saudável, respeitando os adversários e valorizando o espetáculo esportivo.

O ministro do Esporte, André Fufuca, descreveu o evento como “singelo, mas muito simbólico” e enfatizou o compromisso de tornar os ingressos para eventos esportivos mais acessíveis para o público em geral. Ele também mencionou o desejo de trazer a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027 para o Brasil, garantindo a segurança de todas as famílias que participarão do evento.

“Envolvemos nessa ação o lazer, a convivência pacífica, a fraternidade e o direito de todas as famílias frequentarem os estádios de futebol para acompanharem seus times do coração. Tenham a certeza de que vamos trabalhar no Ministério do Esporte para levar essa prática a todos os estádios brasileiros […] Os ingressos hoje estão caros e há muita gente que não tem condições de pagar os altos preços para assistir a um jogo de futebol. Estou sugerindo a criação de um grupo de trabalho para discutir o ingresso social. Esse será um grande marco neste diálogo entre Ministério do Esporte, federações, clubes e a CBF […] Tenho convicção de que, com o apoio da CBF, o apoio do presidente Lula e de outros órgãos do Governo Federal, conseguiremos realizar os jogos no nosso país.”

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, parabenizou o Governo Federal pelo trabalho conjunto e ressaltou que o acordo de cooperação entre as partes fortalecerá a candidatura brasileira para sediar a Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2027. Ele também destacou a importância da iniciativa para promover boas práticas no futebol nacional.

Embora federações estaduais, distrital e clubes de futebol tenham sido convidados a participar do projeto, a adesão não é obrigatória. A previsão é que o Estádio Seguro entre em operação ainda este ano, durante jogos das séries A e B do Campeonato Brasileiro. As medidas afetarão desde a venda de ingressos até o acesso aos estádios.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x