
BRASÍLIA, 24 de novembro de 2025 – As tentativas de fraude com documentos de terceiros mais que dobraram no Brasil entre 2022 e 2025, segundo levantamento da empresa de verificação Caf. O número saltou de aproximadamente 19 mil para mais de 51 mil no acumulado deste ano.
O crescimento do comércio online e das instituições financeiras digitais intensificou esse tipo de crime tradicional. Os dados mostram uma contínua escalada do problema no país.
A carteira de identidade (RG) permanece como o documento mais visado pelos criminosos, representando 84% das tentativas de fraude em 2025. De acordo com a empresa, a grande variedade de versões do RG em circulação amplia os riscos.
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) também viu sua participação nos golpes crescer, passando de 8% dos casos em 2022 para 14% em 2025.
Para o diretor de tecnologia da Caf, José Oliveira, a multiplicidade de modelos de RG torna inviável depender apenas de inspeção visual. Ele explica que sistemas de inteligência artificial identificam sinais de adulteração digital com maior precisão.
A empresa analisou mais de 11 milhões de documentos apenas em 2025 usando a tecnologia de Documentoscopia. Esta combina verificação automatizada e análise especializada.
A solução tecnológica, que inclui verificação biométrica e validação de identidade, é usada principalmente em sites e aplicativos. Oliveira destaca que a combinação entre tecnologia e análise humana alcança 98% de eficácia na detecção de tentativas de fraude.
A adoção escalonada da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ocorre em um cenário onde os documentos antigos ainda facilitam a manipulação por golpistas.







