ALUNOS FANTASMAS

Fraude em matrículas escolares é denunciada em cidade do MA

Compartilhe
Cidade fantasma
Ministério Público Federal (MPF) investiga suspeita de cadastro de alunos fantasmas para desvio de verbas do Fundeb em cidade do Maranhão.

MATA ROMA, 7 de agosto de 2025 – O Ministério Público Federal (MPF) no Maranhão deve abrir investigação preliminar sobre denúncia de fraude no Censo Escolar na cidade de Mata Roma (17,5 mil habitantes).

A prefeitura local é acusada de incluir alunos inexistentes no sistema Educacenso para aumentar repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). A denúncia também foi encaminhada à Polícia Federal (PF) e à Controladoria-Geral da União (CGU).

Entre 2020 e 2025, Mata Roma recebeu R$ 164 milhões do Fundeb, sendo que cerca de R$ 70 milhões podem ter sido repassados com base em matrículas irregulares. O esquema teria inflado artificialmente o número de estudantes para elevar os recursos destinados à rede municipal de ensino. A prefeitura nega as acusações.

Em 2016, o MPF já havia processado a então secretária de Educação da cidade, Rosimeire de Sousa Garreto, por improbidade administrativa.

Na época, foi identificado que 1.374 das 3.715 matrículas registradas em 2014 não tinham comprovação. Além disso, o número de alunos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) mais que dobrou em um ano, levantando suspeitas.

O prefeito Besaliel Albuquerque foi afastado pela Câmara de Vereadores em 2024 sob acusação de gastos excessivos e contratações irregulares, mas a Justiça o reconduziu ao cargo dois dias depois, alegando falhas no processo.

Agora, a nova denúncia coloca a administração municipal novamente sob investigação.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x