NEGÓCIO ESPACIAL

Foguete comercial adia lançamento no Centro de Alcântara

Compartilhe
alcântara foguete
Operação Spaceward, da Força Aérea e Agência Espacial, remarca decolagem do HANBIT-Nano para 17 de dezembro no Centro de Alcântara.

ALCÃNTARA, 21 de novembro de 2025 – O primeiro lançamento comercial de um foguete do Brasil foi adiado para 17 de dezembro no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.

A empresa sul-coreana Innospace e a Força Aérea Brasileira (FAB) tomaram a decisão para realizar novos testes de segurança no veículo HANBIT-Nano, visando garantir máxima confiabilidade. A operação, chamada Spaceward, é uma parceria entre a FAB e a Agência Espacial Brasileira (AEB).

Dessa forma, o período para o lançamento comercial foi estendido até 22 de dezembro. O adiamento permite aprimoramentos no processamento de sinais coletados do foguete, que são usados para avaliar seu desempenho.

Consequentemente, a etapa de testes mais robusta é considerada natural para missões inaugurais, conforme explicaram as autoridades.

Além disso, a Innospace já concluiu um ensaio geral na plataforma, reproduzindo todos os procedimentos de uma operação real. A empresa confirmou que os testes dos sistemas de pressão, elétrica, controle e integração entre o veículo e a plataforma foram bem-sucedidos.

O Diretor do CLA, Coronel Aviador Clóvis Martins de Souza, afirmou que a extensão do período foi uma decisão conjunta e responsável.

O foguete HANBIT-Nano transportará cinco satélites e três experimentos de instituições do Brasil e da Índia.

Entre os projetos brasileiros, está o satélite educacional PION-BR2 | Cientistas de Alcântara, desenvolvido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Esse lançamento comercial levará ao espaço mensagens de cerca de 300 alunos da rede pública local.

Outro satélite da UFMA, o Jussara-K, foi concebido para coletar dados ambientais de plataformas terrestres em regiões de difícil acesso.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x