STF

Flávio Dino vota a favor de Bolsonaro em processo contra Janones

Compartilhe
Dino Bolsonaro
Bolsonaro contestou no Supremo Tribunal Federal declarações e insultos proferidos pelo parlamentar em seu perfil no Twitter.

BRASÍLIA, 07 de junho de 2024 – O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), emitiu seu voto nesta sexta (7), favorável ao recebimento de uma queixa-crime apresentada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra o deputado federal André Janones (Avante-MG).

Bolsonaro contestou no STF declarações e insultos proferidos por Janones em seu perfil no Twitter, durante os meses de março e abril de 2023.

No decorrer do embate virtual, o parlamentar referiu-se a Bolsonaro como “assassino”, “miliciano”, “ladrão de joias”, “ladrãozinho de joias” e “bandido fujão”, além de acusá-lo de ser responsável pela morte de milhares de pessoas durante a pandemia.

Após solicitar vista em maio, Dino proferiu seu voto, apontando a existência de indícios do crime de injúria cometido por Janones contra o ex-presidente. Com esse posicionamento, o placar ficou em 3 a 1 a favor da abertura de ação penal contra o deputado.

Vota da relatora – A petição inicial apresentada por Bolsonaro no STF diz que “dúvida não há” de que Janones se refere a ele nas publicações e que sua intenção é “atacar a honra” do ex-presidente. Consta ainda no processo outra publicação do deputado, de 31 de março, em que chama Bolsonaro de “miliciano ladrão”.

Em seu voto, a ministra Cármen Lúcia, relatora da queixa no Supremo, afirma que os argumentos revelam-se “suficientes” para o prosseguimento de um processo penal contra o deputado. Agora, o caso será investigado pela Corte.

“Afastados os argumentos defensivos, revela-se suficiente, portanto, para o recebimento da queixa-crime, a presença de indícios da autoria e da materialidade delitiva, como comprovado. A prova definitiva dos fatos será produzida no curso da instrução, não cabendo, nesta fase preliminar, discussão sobre o mérito da ação penal”, diz trecho do voto da ministra. 

Compartilhe

Leia mais

Capitão tenente

TRAGÉDIA MILITAR

Tenente da PM mata capitão dentro de quartel em São Luís
Capitão tenente

TRAGÉDIA MILITAR

Tenente da PM mata capitão dentro de quartel em São Luís

Comércio feriado

GRANDE ILHA

Comércio funcionará normalmente no feriado de Corpus Christi
Comércio feriado

GRANDE ILHA

Comércio funcionará normalmente no feriado de Corpus Christi

ONG PT

ESCÂNDALOR PETISTA

ONG ligada à secretária do PT vira alvo de investigação
ONG PT

ESCÂNDALOR PETISTA

ONG ligada à secretária do PT vira alvo de investigação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.