BRASÍLIA, 09 de julho de 2023 – O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou em sua conta no Twitter que solicitou à Polícia Federal (PF) a análise dos discursos proferidos durante um evento pró-armas realizado em Brasília nesse domingo.
O objetivo dessa análise, de acordo com o ministro, é identificar possíveis indícios de crimes, especialmente incitações ou apologias a atos criminosos.
Determinei à Polícia Federal que faça análise dos discursos proferidos neste domingo em ato armamentista, realizado em Brasília. Objetivo é identificar indícios de eventuais crimes, notadamente incitações ou apologias a atos criminosos.
— Flávio Dino ???????? (@FlavioDino) July 10, 2023
Embora o ministro não tenha mencionado nomes, sua publicação veio após o discurso do deputado federal Eduardo Bolsonaro durante o referido evento. Durante sua fala, o parlamentar criticou o Ministério da Justiça, a Venezuela e fez uma comparação entre professores doutrinadores e traficantes de drogas.
“Prestem atenção na educação dos filhos. Tirem um tempo para saber o que eles estão aprendendo nas escolas, para que não haja espaço para professores doutrinadores tentarem influenciar nossas crianças. Não há diferença entre um professor doutrinador e um traficante de drogas, ambos tentam sequestrar e levar nossos filhos para o mundo do crime. Talvez o professor doutrinador seja até pior, pois ele causará discórdia dentro de sua própria casa.”