EMENDAS NA MIRA

Flávio Dino aciona AGU para apurar uso irregular de emendas

Compartilhe
Dino STF
Dino determinou que a CGU responsabilize agentes por desvios na aplicação de emendas parlamentares, com base em relatório da Controladoria-Geral da União.

BRASÍLIA, 12 de novembro de 2025 – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, determinou que a Advocacia-Geral da União (AGU) instaure processos para responsabilizar civil e administrativamente agentes públicos envolvidos na destinação irregular de emendas parlamentares.

A medida foi anunciada após análise de um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU).

O documento da CGU inspecionou repasses de emendas de todas as modalidades e apontou irregularidades na execução de obras e serviços. A decisão de Dino busca assegurar a correta aplicação dos recursos públicos e reforçar a transparência na destinação das verbas parlamentares.

De acordo com o ministro, os valores aplicados de forma indevida deverão ser devolvidos aos cofres públicos. Entre as irregularidades citadas estão obras e serviços com defeitos, superfaturamentos, gastos em entidades inidôneas e desvios para fins pessoais.

Flávio Dino também determinou o envio do relatório da CGU à Polícia Federal para adoção de medidas nos inquéritos em andamento e na abertura de novas investigações, caso necessário.

Além das investigações, o ministro fixou prazo de 30 dias para que o governo federal e o Congresso Nacional se manifestem sobre as conclusões apresentadas pela auditoria da CGU.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x