PREÇO NAS ALTURAS

FipeZAP aponta alta contínua no custo de morar no Brasil

Compartilhe
Fipezap índice
Índice FipeZAP mostra alta de mais de 7% no valor de imóveis em 12 meses, superando IPCA e IGP-M, com destaque para unidades de um dormitório.

BRASIL, 12 de agosto de 2025 – Os preços de imóveis residenciais no Brasil registraram aumento acima da inflação no último ano. Segundo o Índice FipeZAP, divulgado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o valor médio de venda subiu mais de 0,5% em julho.

O resultado supera a inflação de 0,45% registrada no mesmo mês do ano anterior. No acumulado de 2025 até julho, a valorização chegou a quase 4%, enquanto nos últimos 12 meses a alta ultrapassou 7%.

O crescimento foi maior que a inflação oficial do período, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que ficou acima de 5%, e que o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), que acumulou quase 3%.

As unidades de um dormitório lideraram a valorização, com aumento de mais de 8,5% no período analisado. O percentual é superior ao registrado para imóveis com dois ou três quartos, que tiveram altas menores.

O Índice FipeZAP acompanha a variação média dos preços de imóveis anunciados para venda em diversas cidades brasileiras, com base em anúncios publicados na internet.

Já o IPCA mede a variação média de preços de bens e serviços consumidos pelas famílias, e o IGP-M considera preços no atacado, na construção civil e ao consumidor.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x