
BRASIL, 12 de agosto de 2025 – Os preços de imóveis residenciais no Brasil registraram aumento acima da inflação no último ano. Segundo o Índice FipeZAP, divulgado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o valor médio de venda subiu mais de 0,5% em julho.
O resultado supera a inflação de 0,45% registrada no mesmo mês do ano anterior. No acumulado de 2025 até julho, a valorização chegou a quase 4%, enquanto nos últimos 12 meses a alta ultrapassou 7%.
O crescimento foi maior que a inflação oficial do período, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que ficou acima de 5%, e que o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), que acumulou quase 3%.
As unidades de um dormitório lideraram a valorização, com aumento de mais de 8,5% no período analisado. O percentual é superior ao registrado para imóveis com dois ou três quartos, que tiveram altas menores.
O Índice FipeZAP acompanha a variação média dos preços de imóveis anunciados para venda em diversas cidades brasileiras, com base em anúncios publicados na internet.
Já o IPCA mede a variação média de preços de bens e serviços consumidos pelas famílias, e o IGP-M considera preços no atacado, na construção civil e ao consumidor.