
MARANHÃO, 03 de julho de 2025 – Em discurso firme na tribuna da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Fernando Braide (Solidariedade) criticou duramente os rumos econômicos e sociais adotados pela atual gestão estadual.
Para o parlamentar, o Maranhão tem sido empurrado para a estagnação por conta de políticas que desestimulam o empreendedorismo e impedem o avanço do desenvolvimento.
“Infelizmente, a gente vai continuar olhando nos noticiários, nosso estado em último lugar nos índices de desenvolvimento humano. Mas tem um índice que o Maranhão está em primeiro lugar no país: a quantidade de maranhenses que estão indo embora do estado, porque aqui oportunidade de emprego é quase que inexistente”, afirmou o deputado.
Braide responsabilizou diretamente o Governo do Estado pela fuga de oportunidades. Segundo ele, o governador Carlos Brandão não tem investido em quem gera emprego e renda.
“E um dos culpados disso é o Governo Brandão. Sabe por quê? A alta carga tributária. Desinvestimento para o empreendedor, desinvestimento para a industrialização do estado. O Governo Brandão tem uma fórmula: é a fórmula da miséria. Esse é o caminho que o Maranhão segue”, criticou.
Segundo o parlamentar, a postura política do governador é de quem está mais preocupado em se perpetuar no poder do que em solucionar os problemas do povo.
“E o pior é que ele ainda quer continuar. O Brandão se acha tão poderoso no Estado, que até isso ele quer: emplacar aqui no Maranhão [o sobrinho], achando que pode tudo. Mas eu defendo o Maranhão. Eu não aceito esse tipo de coisa e eu continuo aqui, firme todo dia, lutando a favor do meu Estado”, finalizou.