SÃO LUÍS, 25 de junho de 2024 – Felipe Camarão (PT), vice-governador e atual titular da SEUC, está deixando o comando da Secretaria de Educação (SEDUC) a pedido do governador Carlos Brandão (PSB).
O Palácio dos Leões alega que a decisão visa permitir que Camarão se dedique exclusivamente à coordenação da campanha de Duarte Júnior (PSB) à Prefeitura de São Luís.
A mudança ocorre após uma reunião liderada por Brandão com partidos e lideranças políticas, reforçando o apoio à pré-candidatura de Duarte Júnior. Inicialmente, a reunião parecia sinalizar que qualquer crise interna estava sob controle.
No entanto, a saída de Camarão sugere um possível estremecimento entre os Dinistas (aliados do ex-governador Flávio Dino, atual ministro do Supremo Tribunal Federal) e os Brandãoistas (aliados do governador Carlos Brandão).
Enquanto alguns interpretam o pedido de Brandão a Camarão como uma movimentação política natural, com a expectativa de que o vice-governador retorne ao cargo após as eleições, outros veem isso como um indício de uma crise maior.
Para esses críticos, a saída de Camarão pode ser um passo significativo em direção a um rompimento entre os aliados de Dino e Brandão.