INCOMPETÊNCIA DO AMOR

Falta de vacinas atinge 65% dos municípios na gestão Lula

Compartilhe
Pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) aponta que a falta de vacinas atinge 65% dos municípios brasileiros em 2024. Imunizantes contra covid e catapora estão em falta.

BRASÍLIA, 30 de dezembro de 2024 – A falta de vacinas atinge 65,8% dos municípios brasileiros, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Assim, o estudo, realizado entre 29 de novembro e 12 de dezembro de 2024, ouviu 2.895 cidades e apontou a carência de imunizantes do calendário nacional de imunização.

O Ministério da Saúde, então, contesta os números e afirma ter garantido o atendimento de todas as necessidades, exceto em casos de desabastecimento global. Além disso, a pasta não detalha se a falta de insumos decorre de problemas de gestão dos governos locais.

CATAPORA E COVID-19

A vacina contra catapora, por exemplo, está em falta em 1.516 municípios (52,4%), segundo a CNM. O Ministério da Saúde, então, justifica a situação pela escassez mundial de matéria-prima, mas afirma que o problema será resolvido no primeiro semestre de 2025.

A vacina contra covid-19 para adultos, então, está em falta em 736 municípios (25,4%), com média de 45 dias sem disponibilidade. Portanto, o ministério afirma ter distribuído 3,7 milhões de doses aos estados, mas apenas 503 mil foram aplicadas.

OUTRAS VACINAS EM FALTA

A vacina tríplice (coqueluche, difteria e tétano) está em falta em 520 municípios (18%). Além disso, os casos de coqueluche subiram quase 2.000% em 2024. Outras vacinas com registro de falta são: meningocócica C, tetraviral e febre amarela. A falta de vacinas é um problema sério.

O Ministério da Saúde, então, afirma ter estoques suficientes para seis meses das vacinas contra meningite e coqueluche. Além disso, a pasta diz que a distribuição é transparente e que os dados podem ser consultados em um painel interativo.

ESTADOS MAIS AFETADOS PELA FALTA DE VACINAS

Santa Catarina é o estado mais afetado, com 87% dos municípios pesquisados relatando falta de vacinas. Em seguida, aparecem Ceará (86%), Espírito Santo (84%) e Minas Gerais (83%). Portanto, a falta de vacinas é um problema que afeta a maioria dos estados.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest


0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.