RISCO IMINENTE

Falhas elétricas causam maioria dos incêndios residenciais

Compartilhe
Incêndios Maranhão
Bombeiros do Maranhão identificaram que 63% dos incêndios residenciais começaram em problemas nas instalações elétricas, com ar-condicionado como um dos vilões.

MARANHÃO, 23 de janeiro de 2026 – Problemas nas instalações elétricas causaram 63% dos incêndios em residências no Maranhão no ano passado. O Corpo de Bombeiros Militar do estado revelou esse dado em um levantamento baseado em suas ocorrências.

Entre os equipamentos mais envolvidos nesses sinistros de origem elétrica estão os aparelhos de ar-condicionado. A interligação inadequada dos aparelhos à rede é apontada como um dos principais fatores para os acidentes.

A análise técnica de 19 laudos periciais mostrou que 12 tinham como causa principal falhas elétricas. O tenente-coronel Wellington Reis, comandante da Diretoria de Atividades Técnicas, explicou a razão.

Em muitos casos, o dimensionamento inadequado da fiação defeituosa não suporta a carga do aparelho, provocando superaquecimento. Esse subdimensionamento dos condutores, quando a fiação é incompatível com a potência exigida, eleva o risco de início de fogo.

De janeiro a novembro de 2023, o Corpo de Bombeiros registrou 738 incêndios em imóveis no estado, sendo 491 em residências. Somente em São Luís, foram 455 ocorrências, com 317 sinistros residenciais.

Já em 2024, os números totais são maiores: 1.032 incêndios, com 658 em casas. Na capital, foram 689 ocorrências, das quais 458 em imóveis residenciais.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x