SÃO LUÍS, 20 de setembro de 2023 – Uma denúncia sem fundamento feita pelo deputado federal Duarte Júnior (PSB), que foi derrotado por Braide nas eleições de 2020 e demonstrou disposição para fazer qualquer coisa para ganhar a prefeitura de São Luís, foi desmentida pelo TCU. O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu, por unanimidade, arquivar uma representação apresentada pelo parlamentar.
O deputado havia denunciado possíveis irregularidades em um contrato de fornecimento de merenda escolar no valor de R$ 51 milhões, firmado entre a Prefeitura de São Luís e a empresa RC Nutry, após dispensa de licitação. Duarte buscava a suspensão do contrato e a condenação da gestão de Eduardo Braide devido a supostas irregularidades na caracterização da situação de emergência.
Entretanto, o acórdão divulgado pelo TCU determinou o arquivamento do caso e apenas recomendou à Secretaria Municipal de Educação (Semed) que realizasse cotações de preços junto a potenciais fornecedores.
À medida que se aproximam as eleições de 2024, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), tem sido alvo de uma série de fake news que visam desgastar sua imagem, apesar de sua liderança nas pesquisas eleitorais devido à aprovação de sua gestão. No entanto, as alegações infundadas estão sendo sistematicamente derrubadas.
Assim, mais uma tentativa de disseminar fake news contra Eduardo Braide foi desmentida e arquivada pelas autoridades competentes.