MARANHÃO, 23 de outubro de 2024 – Os partidos PSOL, PSTU e Rede, que representam a extrema-esquerda, não conseguiram eleger nenhum vereador nas eleições municipais de 2024 no Maranhão.
O PSOL, PSTU e Rede apresentaram juntos 219 candidatos nas eleições municipais de 2024, mas nenhum teve sucesso. O resultado reflete o enfraquecimento da extrema-esquerda no estado, diante do crescimento de partidos maiores como MDB, União Brasil e Progressistas.
Em contrapartida, o MDB alcançou o maior número de vereadores eleitos no Maranhão, com 286 cadeiras. O resultado solidifica a presença do partido em diversas câmaras municipais do estado, sendo o maior vencedor das eleições municipais de 2024.
O União Brasil também se destacou, elegendo 272 vereadores, seguido de perto pelo Progressistas, que conquistou 259 cadeiras. Ambos os partidos apresentaram bom desempenho e mantiveram forte presença no cenário político do Maranhão.
PSB e PDT também mantiveram uma base sólida, elegendo 256 e 230 vereadores, respectivamente. Essas legendas continuam a demonstrar força, se posicionando entre os partidos mais relevantes nas eleições municipais do estado.