INDÚSTRIA DO DIPLOMA

Exame nacional reprova mais de 30% dos cursos de medicina

Compartilhe
Exame medicina
Exame aplicado a formandos aponta erros graves em diagnósticos e prescrições. Ministério da Educação prevê sanções às instituições com pior desempenho.

BRASIL, 26 de janeiro de 2026 – Um terço dos cursos de medicina do país reprovaram no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) de 2023. O Ministério da Educação (MEC) divulgou que 40% dos mais de 39 mil estudantes do último ano não atingiram a proficiência mínima exigida para atuar.

A prova, que avalia os 351 cursos existentes, revelou falhas elementares em diagnósticos comuns. Consequentemente, o MEC anunciou sanções para as faculdades com notas mais baixas.

Um relatório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) detalhou os equívocos. Entre os quase 13 mil reprovados, 66% erraram uma questão sobre o manejo de sintomas graves de dengue. Da mesma forma, 65% não souberam investigar uma dor de cabeça com sinais de gravidade em uma paciente.

A prescrição de medicamentos também apresentou problemas. Em uma questão sobre doença de Parkinson, por exemplo, 56% dos estudantes erraram os dois remédios indicados.

Apesar de ser uma prova teórica, o MEC afirma que o exame cobra conhecimentos essenciais da prática clínica. Dessa forma, os resultados acendem um alerta sobre a qualidade do ensino oferecido.

Alunos de instituições com baixo desempenho citam deficiências na infraestrutura, com ausência de hospital-escola, estágios superlotados, sobrecarga de professores e falta de especialistas.

A diretoria do sindicato das universidades privadas, contudo, questiona o uso isolado do exame. Para o diretor Rodrigo Capelato, dizer que 13 mil estudantes estão inaptos com base em uma prova é um exagero. As instituições criticadas defenderam suas avaliações presenciais e afirmaram que o Enamed não reflete, sozinho, a qualidade do curso.

No entanto, o Conselho Federal de Medicina defende a criação de um exame de proficiência obrigatório pós-graduação.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x