
BRASÍLIA, 21 de outubro de 2025 – O Palácio do Planalto nomeou Luís Ricardo Sousa Guterres, ex-secretário de Desenvolvimento Social do Distrito Federal, para o cargo de diretor de Ações Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda (20).
A escolha ocorre durante um processo de reorganização da base aliada do governo federal, marcado por exonerações de indicados do Centrão após recentes derrotas do presidente Lula na Câmara dos Deputados.
Luís Ricardo Guterres já exerceu cargos em diferentes administrações. No Distrito Federal, foi secretário de Desenvolvimento Social no primeiro mandato de Ibaneis Rocha (MDB), deixando o posto em março de 2020, no início da pandemia, por motivos de saúde.
Antes disso, atuou como secretário de Minas e Energia durante o governo de Roseana Sarney (MDB), no Maranhão, além de ter sido assessor especial do Ministério da Educação na gestão Michel Temer (MDB) e conselheiro de Política Energética da Presidência na gestão Dilma Rousseff (PT).
Além de cargos no Executivo, Guterres também foi secretário parlamentar do ex-deputado federal Laerte Bessa (PL-DF), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro.







