José de Ribamar Barbosa Belo, empresário conhecido como Zeca Belo, morrue nesta segunda-feira (31) aos seus 79 anos e após lutar contra um câncer e também contra o novo coronavírus.
Zeca Belo era presidente da Termac (Terraplenagem, Mecanização Agrícola e Comércio Limitada), da Associação Comercial do Maranhão e diversas outras empresas. Se destacou quando foi presidente em duas gestões do Conselho Deliberativo do SEBRAE/MA e vários mandatos consecutivos como vice-Presidente da FIEMA (Federação das Indústrias do Estado do Maranhão)
Fundou o SINCOPEM (Sindicato da Indústria de Construção Pesada do Estado do Maranhão), foi representante da Federação das Indústrias no Conselho de Infraestrutura da Confederação Nacional da Indústria em São Paulo e Brasília, Coordenador Geral da 18ª RPU (Reunião de Pavimentação Urbana da ABPV) e Membro da Comissão Gestora para o Plano de Preservação do Centro Histórico de São Luís – IPHAN.
Também foi membro do Conselho do Educandário Santo Antônio, Conselho do Instituto de Cidadania Empresarial – MA, do Conselho Estadual do Meio Ambiente, do Conselho do Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos, do Conselho Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e do Conselho do Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos. Sua carreira profissional enquanto gestor público teve início no Departamento de Estradas e Rodagem do Estado do Maranhão-DER/MA. Na iniciativa privada participou da construção e manutenção de rodovias como MA-201, 202,203 e 204, que são malhas rodoviárias importantes do Maranhão e da áreas metropolitana.
Zeca Belo realizou a pavimentação da rua General Artur Carvalho, a duplicação da Avenida dos Holandeses, e do acesso ao Parque do Folclore da Vila Palmeira. Empresas como Alumar, Aluminex, Bunge Fertilizantes, Cervamar, Centro Elétrico, Dalcar Veículos, Frigotil, prefeituras municipais e Governo do Estado constam na sua carteira de clientes.