
BRASÍLIA, 18 de dezembro de 2025 – A Justiça determinou, nesta quinta (18), o afastamento de Adroaldo Portal do cargo de secretário-executivo do Ministério da Previdência após decretar sua prisão domiciliar.
A prisão ocorreu no âmbito da Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União para apurar irregularidades em benefícios do INSS.
A Operação Sem Desconto investiga um esquema nacional de descontos ilegais aplicados a aposentadorias e pensões, sem autorização dos beneficiários. Segundo a Polícia Federal, as práticas teriam ocorrido entre 2019 e 2024 e podem ter causado prejuízos estimados em até R$ 6,3 bilhões aos segurados.
VÍNCULO POLÍTICO E INVESTIGAÇÃO
Adroaldo Portal é jornalista e atuou por mais de 20 anos no Congresso Nacional. Ele ganhou projeção política ao exercer o cargo de chefe de gabinete do senador Weverton Rocha, do PDT do Maranhão, função ocupada tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal.
Nesta mesma fase da Operação Sem Desconto, o senador Weverton Rocha também foi alvo de mandados de busca e apreensão. As ordens judiciais fazem parte das diligências autorizadas para apurar a participação de agentes públicos no esquema investigado pelas autoridades federais.
De acordo com a Polícia Federal, os descontos indevidos eram inseridos diretamente nos sistemas oficiais e incidiam sobre benefícios previdenciários sem consentimento dos aposentados e pensionistas. As investigações apontam ainda possíveis crimes de organização criminosa e estelionato previdenciário.
IMPACTO NA PREVIDÊNCIA E TRAJETÓRIA
Após o afastamento determinado pela Justiça, o ministro da Previdência, Wolney Queiroz, reuniu-se no Palácio do Planalto com o ministro da Casa Civil, Rui Costa. O encontro ocorreu após a exoneração e tratou dos efeitos do caso na estrutura administrativa da pasta.
Antes de assumir a secretaria-executiva, Adroaldo Portal foi secretário do Regime Geral de Previdência Social entre fevereiro de 2023 e maio de 2025. Ele também atuou no Ministério das Comunicações, presidiu o Conselho de Administração dos Correios e integrou o conselho fiscal da Telebras.







