CONFLITO
EUA alertam que referendo não resolve disputa com Guiana
Por linharesjr.com.br • 05/12/2023
Compartilhe
Essequibo
Os Estados Unidos advertiram a Venezuela contra disputa territorial com a Guiana sobre Essequibo, pedindo respeito às fronteiras atuais.

GUIANA, 05 de dezembro de 2023 – Os Estados Unidos emitiram um aviso à Venezuela nesta segunda (4), alertando que um referendo não é a solução para a disputa territorial com a Guiana sobre a região de Essequibo.

O governo norte-americano instou a ditadura de Nicolas Maduro a respeitar as fronteiras existentes até que um acordo definitivo seja alcançado.

A declaração foi feita pelo porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, durante uma coletiva de imprensa, reforçando o apoio à fronteira estabelecida em 1899 e instando as partes a buscar uma solução pacífica.

Na consulta popular de domingo, a maioria dos votantes na Venezuela optou pela anexação de Essequibo, área de quase 160 mil quilômetros quadrados em disputa.

Maduro anunciou uma “nova etapa histórica” para recuperar o território, mas sem detalhar as ações planejadas.

A região em questão é rica em recursos naturais, incluindo petróleo, carvão e pedras preciosas, alimentando uma longa disputa que remonta a 1899.

Compartilhe
20/02/2024
DECISÃO
Desembargadora maranhense é afastada pelo CNJ por dois anos
20/02/2024
FORO PRIVILEGIADO
Oposição aposta no fim do foro contra excessos do Judiciário
20/02/2024
PANDEMIA DE CORRUPÇÃO
Mais um membro do Ministério Público maranhense acusado de corrupção

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda