![](https://linharesjr.com.br/wp-content/uploads/2022/11/IMAGEM-BLOG-68-1-1024x576.jpg)
O advogado Diego Sá divulgou em suas redes sociais que pretende ser “primeiro preto a assumir a presidência da OAB-MA”. Ao ser confrontada com os fatos, a declaração pode ser caracterizada como uma tentativa do líder da chapa 10 cometer uma prática até então inédita no país: o estelionato racial em eleições. Diego Sá tenta transformar a cor de sua pele em peça publicitária. Acontece que a realidade aponta que a situação pode não se tratar de orgulho negro, mas de mero oportunismo e estelionato eleitoral.
Se nas redes sociais, e mais especificamente no período eleitoral, o jovem advogado proclama sua negritude, o mesmo não se poder ver em documento de autodeclaração na própria OAB. No documento ele se declara “pardo”, o que tem levantado críticas de uma suposta “afro-conveniência” por parte de Sá.
Além do mais, o advogado também demonstra desconhecer a história da instituição da qual pretende presidir. Brigido Lages, que atualmente é juiz de direito, já exerceu a presidência da OAB no Maranhão. Brigido é negro e apenas um exemplo da fragilidade do marketing eleitoral de Diego Sá.
Apesar de negar sua ligação com o grupo de extrema esquerda que aparelhou a OAB por anos, o uso de pautas como ideologia de gênero, racialização e linguagem neutra evidenciam que Diego Sá pretende, caso eleito, retomar a entidade aos tempos em que funcionava apenas como uma franja política local.
Respostas de 6
Discurso oportunista, de um rapaz que nunca se engajou em um movimento negro, nem nunca militou nessa área.Tenho absoluta certeza se perguntar qualquer coisa sobre movimento negro ele não vai nem saber, afinal o desconhecimento é tão grande que ele não sabe que já teve um presidente da OAB / MA.
Ele não sabe que já teve um presidente da OAB Ma que é negro . Discurso oportunista!
Ora ora é cada um querendo aparecer de qualquer jeito. Oportunista !
Será que na OAB também tem cota para negros? Por que todo mundo agora que ser preto. Ninguem merece!
Hora hora Duarte apoiando ele em tudo, só podia dar nisso.
Quem não é branco, não adianta inventar que é pardo, não é branco já é preto. Como os americanos falam “Colored”, a regra da gota de sangue.
Ele também lembra um pouco nossos indígenas, portanto será o novo Cacique da OAB/MA.