IMPOSTO

Estados brasileiros planejam aumento do ICMS para 25%

Compartilhe
Maranhão ICMS
Estados buscam elevar de 17% para 25% a alíquota do ICMS sobre compras em sites do programa Remessa Conforme a partir de 2025.

BRASIL, 13 de março de 2023 – Os Estados brasileiros buscam aumentar a alíquota do ICMS de 17% para 25% sobre as compras realizadas em sites vinculados ao programa Remessa Conforme da Receita Federal, a partir de 2025.

A notícia sobre o aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços foi divulgada pelo jornal “O Estado de S. Paulo” e confirmada pelo Valor.

A proposta requer a aprovação prévia do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), com a expectativa de votação na reunião ordinária marcada para 12 de abril ou em uma reunião extraordinária anterior.

Fontes indicam que já existe consenso entre os Estados para elevar a alíquota para 25%. Originalmente, a intenção era que esse percentual vigorasse já a partir deste ano. No entanto, as discussões sobre as alíquotas modais no ano passado impossibilitaram sua implementação.

Se aprovada no Confaz, a nova alíquota ainda precisará passar pela aprovação das assembleias estaduais para entrar em vigor em 2025. A percepção dos estados é de que não deverá encontrar obstáculos nesse processo.

O governo federal, informado sobre a intenção, não apresenta objeções à fixação da alíquota em 25%, conforme apurado pelo Valor.

Contudo, permanece em discussão a alíquota do Imposto de Importação, atualmente zerada para compras de até US$ 50 em sites participantes do Remessa Conforme.

Até o final do ano passado, a área técnica do Fisco recomendava a manutenção da isenção até que fosse possível avaliar melhor os efeitos da estratégia adotada em relação à política tributária para remessas internacionais.

Compartilhe

Leia mais

AGU Iracema

ASSEMBLEIA

AGU considera constitucional reeleição de Iracema Vale
AGU Iracema

ASSEMBLEIA

AGU considera constitucional reeleição de Iracema Vale

Braide Ação

AÇÃO JUDICIAL

Braide recorrerá contra redução de créditos suplementares
Braide Ação

AÇÃO JUDICIAL

Braide recorrerá contra redução de créditos suplementares

Funai decreto

DECRETO

Funai ganha poder policial para proteger terras indígenas
Funai decreto

DECRETO

Funai ganha poder policial para proteger terras indígenas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.