EXTREMA ESQUERDA

Esquerda radical encerra eleições sem conquistar prefeituras

Compartilhe
Extrema Esquerda
Maior expoente da esquerda nas eleições municipais deste ano, Boulos não foi o único entre candidatos de partidos fora da polarização a sair derrotado em 2024.

BRASIL, 29 de outubro de 2024 – Maior expoente da esquerda nas eleições municipais deste ano, Guilherme Boulos (PSOL) não foi o único entre os candidatos de partidos fora da polarização a sair derrotado em 2024.

Além do próprio PSOL, o PSTU, o PCB, o PCO e o UP terminaram a disputa sem conquistar nenhuma prefeitura entre as 29 legendas que se lançaram aos cargos.

Das cinco siglas de esquerda que não obtiveram nenhuma prefeitura, o PSOL apresentou o maior número de candidatos, somando 210, seguido pelo PCO com 43, PSTU com 37, UP com 22 e PCB com 9.

A única chance restante para o PSOL estava nas eleições de segundo turno em São Paulo e Petrópolis (RJ). Mas, com os resultados desfavoráveis, o partido e seus aliados só poderão tentar novamente nas eleições de 2028.

Em São Paulo, com 95,31% das urnas apuradas, Boulos obteve 40,51% dos votos, enquanto o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) garantiu 59,49%, sendo reeleito. Em Petrópolis, Yuri Moura ficou com 25,30% dos votos, perdendo para Hingo Hammes (PP), que obteve 74,70% com 98,75% das urnas apuradas.

O PSOL era o único dos cinco partidos ainda com candidaturas ativas no segundo turno, mas mesmo assim não alcançou as prefeituras.

Apesar de não ter eleito nenhum prefeito, o PSOL faz parte da federação partidária com a Rede Sustentabilidade, que conquistou quatro prefeituras ainda no primeiro turno.

As federações, que estrearam nas eleições deste ano, operam como uma única organização partidária e podem apoiar qualquer candidato, desde que mantenham a união por pelo menos quatro anos, segundo as novas regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Já em relação aos vereadores, apenas o Psol elegeu representantes para as câmaras municipais: foram 80 candidatos que ganharam espaço nas cidades brasileiras.

Compartilhe

Leia mais

IBGE Pesquisa

PESQUISA

IBGE: Saneamento básico precário afeta indígenas no Maranhão
IBGE Pesquisa

PESQUISA

IBGE: Saneamento básico precário afeta indígenas no Maranhão

Brasil êxodo

ÊXODO

Migração de cubanos para o Brasil atinge recorde histórico
Brasil êxodo

ÊXODO

Migração de cubanos para o Brasil atinge recorde histórico

Policial crime

CRIME

Policial reformado é preso suspeito de estuprar adolescente
Policial crime

CRIME

Policial reformado é preso suspeito de estuprar adolescente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.