BRASIL, 31 de outubro de 2024 – Partidos de esquerda perderam, nas Eleições Municipais de 2024, o controle que mantinham há quase duas décadas em 11 cidades brasileiras, segundo levantamento do Metrópoles baseado em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Desde 2004, esses municípios eram tradicionalmente governados por siglas de esquerda, mas os eleitores decidiram por uma mudança neste pleito.
Em oito dessas cidades, candidaturas de partidos de esquerda foram derrotadas por concorrentes de siglas de centro. Em uma outra, partidos de esquerda não participaram da disputa majoritária.
Já nas duas cidades restantes, partidos de esquerda integravam coligações com legendas de outras orientações políticas.
Um exemplo é Cordisburgo, em Minas Gerais, onde o Partido dos Trabalhadores (PT) conquistou a prefeitura em todas as eleições entre 2004 e 2020. Em 2024, no entanto, o candidato da coligação Brasil da Esperança obteve menos de 200 votos e terminou em terceiro lugar.
A lista completa das 11 cidades que experimentaram essa mudança de cenário político ainda está disponível para consulta.
O levantamento se baseou nos dados de 5.520 cidades com resultados já oficializados pela Justiça Eleitoral, ressaltando que, em alguns municípios, as disputas seguem indefinidas e aguardam decisão judicial.