MORTOS COBRADOS

Entidade ligada ao PT cobrou benefícios de pessoas falecidas

Compartilhe
contag benefícios
Relatório da CGU aponta que Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) ligada ao PT tentou descontar benefícios de 22 falecidos.

BRASÍLIA, 11 de outubro de 2025 – A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) tentou descontar indevidamente benefícios do INSS de pelo menos 22 aposentados e pensionistas que já estavam mortos.

A informação consta em um relatório da Controladoria-Geral da União enviado à CPMI do INSS, com tentativas de descontos de benefícios registradas em 2021, 2023 e 2024. Em um dos casos, a entidade tentou descontar o benefício de uma pessoa que havia falecido há quatro anos, segundo a apuração da CGU.

Em nota, a Contag negou qualquer irregularidade e afirmou que não teve acesso ao relatório completo. A entidade garantiu que todos os 22 casos ocorreram de forma regular e em data anterior ao óbito. Além disso, a confederação atribuiu eventuais atrasos na implementação do sistema PDMA pela Dataprev, finalizada apenas em setembro de 2024.

A Contag destacou que os 22 casos representam um universo de 1,3 milhão de autorizações em seu sistema.

Consequentemente, a CPMI do INSS aprovou a convocação da presidente da Contag, Vânia Marques Pinto, que está no cargo desde abril. A entidade já era investigada pela CGU, que anteriormente apontou que a confederação movimentou R$ 3,4 bilhões em descontos não autorizados.

A Contag mantém histórica proximidade com o PT, tendo apoiado a campanha de Lula em 2022. O presidente, por sua vez, já declarou publicamente que se reúne anualmente com representantes da entidade.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x