MARANHÃO, 29 de julho de 2024 – O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, recém-eleito Patrimônio Natural da Humanidade, ficou de fora da campanha do governo brasileiro que promove o turismo no Brasil durante os Jogos Olímpicos em Paris.
O evento aconteceu na Casa Brasil e contou com a presença da primeira-dama Janja.
A campanha, com o slogan “Visite o Brasil. Aqui você sempre ganha”, destaca o Rio de Janeiro, mencionando o vôlei de praia e o futebol feminino, além de mostrar ícones como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar.
Outras paisagens incluídas são as dunas de Jericoacoara (CE), o Rio Tapajós, na Amazônia, a natureza de Bonito (MT) e as praias de Arraial d’Ajuda (BA). O Parque dos Lençóis Maranhenses não foi mencionado.
A campanha será veiculada até 31 de agosto na França, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Portugal e Itália. As peças publicitárias serão exibidas na TV, redes sociais e mídias externas nas ruas, metrôs e táxis das cidades europeias. A ação foi realizada em parceria com o Sebrae.
Segundo Marcelo Freixo, presidente da Embratur, o objetivo é retomar o protagonismo internacional do Brasil. “Estamos falando de um protagonismo que nunca deveríamos ter perdido. Queremos mostrar um Brasil de portas abertas, pronto para receber o mundo”, afirmou.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que o Brasil está preparado para receber mais turistas. “Nos primeiros seis meses do ano, alcançamos quase 3,6 milhões de turistas estrangeiros. Nosso objetivo é bater recordes em 2024”, comentou.
A Embratur informou que os europeus são os principais turistas no Brasil. Em 2023, 182,4 mil portugueses visitaram o país, seguidos por 158,5 mil alemães e 130 mil ingleses.