PROTEÇÃO SUSPEITA

Eliziane e Cleber Verde rejeitaram convocação de Frei Chico

Compartilhe
Frei CPMI
Eliziane Gama e Cleber Verde rejeitaram convocação de Frei Chico. CPMI derrubou pedido para que o irmão do presidente Lula prestasse depoimento sobre fraudes.

BRASÍLIA, 17 de outubro de 2025 – A CPI mista do INSS rejeitou a convocação de Frei Chico, irmão do presidente Lula, para depor na comissão. O requerimento foi derrubado com 19 votos contrários contra 11 favoráveis nesta terça.

A decisão envolveu articulação da base governista, que também retirou pedidos de quebra de sigilo do ex-ministro Carlos Lupi. O depoimento na CPI era investigado no contexto da operação que apura fraudes na previdência.

A votação contou com os votos contra da senadora Eliziane Gama (PSD-MA) e do deputado Cleber Verde (MDB-MA). O presidente do colegiado, senador Carlos Viana (Podemos-MG), não votou.

Todos os onze requerimentos para o depoimento na CPI de Frei Chico, que é vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, foram negados. A operação Sem Desconto investiga um suposto esquema bilionário de fraudes no INSS.

Inscreva-se e não perca as notícias

Com a mesma formação de votos, os parlamentares também rejeitaram os pedidos de quebra de sigilo da publicitária Danielle Miranda Fonteles e de sua empresa. Ela recebeu R$ 5 milhões do lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “careca do INSS”.

As defesas dos envolvidos afirmaram que os valores se referiam à compra de um imóvel em Trancoso, na Bahia.

Por outro lado, a comissão aprovou a quebra do sigilo bancário do advogado Eli Cohen. O profissional fez as primeiras denúncias contra três associações suspeitas de envolvimento no esquema. Em seu depoimento na CPI, Cohen detalhou o funcionamento das supostas fraudes e lançou suspeitas sobre dirigentes do INSS.

A rejeição do depoimento na CPI de Frei Chico resultou de uma articulação da base governista antes do início da sessão. A manobra também incluiu a retirada de requerimentos que pediam a quebra de sigilos do ex-ministro da Previdência, Carlos Lupi.

A operação Sem Desconção, do Ministério Público Federal, cumpre mandados de busca em endereços ligados ao Sindnapi, sindicato que Frei Chico vice-preside.

Compartilhe
5 1 voto
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
José Gomes
Classificação da notícias :
     

Ambos, Eliziane e Cleber Verde, nem deveriam estar nessa CPMI. A primeira tem a irmã envolvida na fraude/roubo do seguro defeso e o segundo, Cleber Verde, já foi demitido do INSS por fraudar aposentadorias. Então…

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x