
MARANHÃO, 13 de dezembro de 2025 – A eleição para a presidência da Federação Maranhense de Basquetebol, prevista para segunda (15), referente ao quadriênio 2026–2029, foi suspensa após decisão anunciada nesta sexta (12), sem definição de nova data para realização do pleito.
A suspensão foi confirmada por meio de ofício assinado pelo atual presidente da entidade, Alesson Serejo Belo. O documento foi divulgado após reunião entre o dirigente e a promotora de Justiça Doracy Moreira Reis Santos, titular da Promotoria de Justiça Especializada nas Fundações e Interesses Sociais.
Segundo o comunicado, a decisão ocorreu após diálogo institucional com o Ministério Público.
No mês anterior, a administração da Federação foi denunciada à Justiça e ao Ministério Público. As representações apontaram supostas irregularidades relacionadas à sucessão presidencial, filiações, falta de transparência administrativa e uso indevido de recursos institucionais.
Além disso, os autores da denúncia solicitaram a suspensão imediata da eleição.
A denúncia foi apresentada pelo professor e ex-técnico José de Ribamar Silva Miranda. Ele é candidato à presidência pela chapa intitulada “Tudo Pelo Basquete”.








