
BRASÍLIA, 20 de julho de 2023 – A pesquisa realizada pelo instituto Completa Pesquisas de Opinião, divulgada recentemente, trouxe à tona o índice de rejeição dos pré-candidatos à Prefeitura de São Luís para as eleições do próximo ano.
Entre os nomes questionados, o ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior foi apontado como o mais rejeitado, somando 16,7% das respostas negativas. Questionados sobre “em quem não votariam de jeito nenhum” pelo instituto, em segundo lugar, figura o atual prefeito Eduardo Braide (PSD), com uma rejeição de 16%. Na sequência, o deputado estadual Wellington do Curso (PSC) obteve 11,1% de rejeição entre os entrevistados.
Os pré-candidatos com menores índices de rejeição, abaixo dos 10%, foram os deputados estaduais Neto Evangelista (União Brasil – 7,8%) e Carlos Lula (PSB – 7,6%), o deputado federal Duarte Júnior (PSB – 6,8%), o vereador Paulo Victor (6,7%) e o deputado estadual Yglésio Moyses (PSB – 4,9%). A pesquisa revelou que 10,2% dos eleitores não rejeitam nenhum dos nomes, enquanto 12,2% não souberam responder ou não responderam à pergunta.

Esse alto índice de rejeição pode estar relacionado ao fato de que Edivaldo conseguiu cumprir apenas 14 das 37 promessas que fez durante sua candidatura à reeleição em 2016. O levantamento realizado pelos jornalistas do G1 Maranhão, no fim de 2020, detalhou que, durante seu segundo mandato, o prefeito Edivaldo focou principalmente na área de mobilidade urbana, cumprindo algumas das promessas nesse sentido.
No entanto, outras áreas importantes, como a saúde, foram marcadas pelo não cumprimento das promessas feitas à população. Das 37 promessas analisadas, 13 não foram completamente cumpridas e outras 10 simplesmente não saíram do papel.
Confira o levantamento completo com as promessas de Edivaldo clicando aqui.
O instituto Completa entrevistou 975 eleitores entre os dias 5 e 8 de julho, com um nível de confiança de 95% e margem de erro de 3%, para mais ou para menos.