FALSO TESTEMUNHO

Duarte pede prisão de depoente por falso testemunho na CPMI

Compartilhe
Duarte CPMI
Deputado federal Duarte pediu a prisão de Rubens Oliveira Costa, acusado de prestar falso testemunho durante sessão da CPMI do INSS em Brasília.

BRASÍLIA, 23 de setembro de 2025 – Deputado federal Duarte Jr. (PSB-MA) pediu nesta segunda (22) a prisão de Rubens Oliveira Costa, acusado de prestar falso testemunho durante sessão da CPMI do INSS em Brasília.

O parlamentar afirmou que as declarações contraditórias e inverídicas de Costa configuram crime de falso testemunho, previsto no artigo 342 do Código Penal. Ele ressaltou que a conduta do depoente desrespeitou o colegiado ao apresentar informações falsas diante dos membros da Comissão.

Além disso, Duarte Jr. destacou que a CPMI tem a função de investigar com seriedade e não pode ser utilizada como espaço para declarações inverídicas. Segundo ele, a mentira compromete o trabalho dos parlamentares e prejudica a defesa da população, que é o foco das investigações.

Durante a sessão, o deputado enfatizou que ficou evidente que o depoente apresentou diversas contradições. Dessa forma, o pedido de prisão foi formalizado e registrado pela presidência da Comissão. O argumento central é de que houve violação clara da legislação penal vigente.

O Código Penal brasileiro prevê punição para o crime de falso testemunho quando alguém mente ou omite a verdade em processo judicial, administrativo ou de investigação parlamentar. O artigo 342 define que essa prática constitui crime e pode resultar em prisão.

O pedido de prisão contra Rubens Oliveira Costa será agora analisado pelo colegiado da CPMI do INSS. A decisão poderá definir os próximos encaminhamentos legais e regimentais.

Caso seja acatado, poderá representar a primeira prisão de um depoente durante os trabalhos da Comissão.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x