
Nas eleições de 2020 o deputado federal Duarte Junior (PSB) liderou uma coligação entre partidos de base bolsonarista em São Luís. Apoiaram Duarte o PL, Avante, Patriota e PTC. Além do próprio partido dele, o Republicanos. Passados quatro anos da eleição, o deputado pretende disputar a eleição mais uma vez. Contudo, há dificuldade em formular uma base partidária forte para a disputa.
Atualmente filiado no PSB, é muito improvável que Duarte Junior consiga o apoio do Republicanos, PL, PTC e Patriota desta vez. O deputado deu uma guinada em sua postura política e abraçou a extrema esquerda.
DUARTE JUNIOR E A ESQUERDA
Neste aspecto, suas primeiras opções seriam PT, PCdoB, Rede, PSTU, PSOL e PDT. Os maiores partidos do leque de opções, PT e PDT, têm resistência ao nome de Duarte Junior. É improvável que Weverton Rocha, mandatário do PDT maranhense, abrigue Duarte. Da mesma forma, é improvável que o PT conceda apoio a Duarte ainda no primeiro turno.
A candidatura de Paulo Victor (PCdoB) é o maior obstáculo para Duarte Junior na formulação de uma aliança no eixo da extrema esquerda e centro esquerda. Presidente da Câmara Municipal, Paulo Victor é mais versado na arte de negociação política e ainda não acumula o desgaste de Duarte junto à classe política.
Um exemplo disso é o apoio do governador Carlos Brandão e do deputado federal Josimar de Maranhãozinho, do PL. Ambos apoiaram Duarte em 2020, mas devem seguir com Paulo Victor em 2024.
Acontece que Duarte Junior, após a derrota nas eleições de 20201, culpou publicamente Josimar e Brandão por uma suposta “falta de esforço”. Brandão chegou a ser constrangido por Duarte em uma reunião após a eleição dentro do Palácio dos Leões.
DUARTE JUNIOR, O CENTRO E A DIREITA
No eixo dos partidos de centro, que englobam MDB, PP, União Brasil, PSD, PSDB e Podemos, a situação e Duarte Junior é ainda mais delicada. Hoje a maioria das legendas tendem a ir com o prefeito Eduardo Braide (PSD) e outros candidatos. Duarte sequer aparece como opção para a maioria deles. O jeito agressivo individualista de fazer política também afasta as lideranças do deputado. “Esse rapaz já é assim antes de ganhar uma eleição majoritária, imagina depois. A ingratidão é certa”, disse um dirigente partidário ouvido pelo blog.
Já no eixo dos partidos considerados de direita, PL, Republicamos e NOVO, o apoio a Duarte Junior é quase nulo. Mandatário do maior partido no estado, Josimar de Maranhãozinho teria condição de “virar” a direção nacional e embarcar mais uma vez na campanha de Duarte Junior nas próximas eleições. Contudo, ainda resta o trauma de 2020 como falado anteriormente. A possibilidade de NOVO e Republicanos toparem a aliança.
Ademais, junto da resistência da classe política, Duarte ainda deverá enfrentar a concorrência de nomes mais leves que o seu, como os deputados estaduais Neto Evangelista, Wellington do Curso, Yglésio Moyses e Mical Damasceno.








Moiô kkkkk