ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Duarte Junior enfrenta dificuldade na busca de apoio para 2024

Compartilhe
Resistência da classe política motivada por atuação política individualista e histórico de desavenças impõe obstáculos para formulação de alianças partidárias.

Nas eleições de 2020 o deputado federal Duarte Junior (PSB) liderou uma coligação entre partidos de base bolsonarista em São Luís. Apoiaram Duarte o PL, Avante, Patriota e PTC. Além do próprio partido dele, o Republicanos. Passados quatro anos da eleição, o deputado pretende disputar a eleição mais uma vez. Contudo, há dificuldade em formular uma base partidária forte para a disputa.

Atualmente filiado no PSB, é muito improvável que Duarte Junior consiga o apoio do Republicanos, PL, PTC e Patriota desta vez. O deputado deu uma guinada em sua postura política e abraçou a extrema esquerda.

DUARTE JUNIOR E A ESQUERDA

Neste aspecto, suas primeiras opções seriam PT, PCdoB, Rede, PSTU, PSOL e PDT. Os maiores partidos do leque de opções, PT e PDT, têm resistência ao nome de Duarte Junior. É improvável que Weverton Rocha, mandatário do PDT maranhense, abrigue Duarte. Da mesma forma, é improvável que o PT conceda apoio a Duarte ainda no primeiro turno.

A candidatura de Paulo Victor (PCdoB) é o maior obstáculo para Duarte Junior na formulação de uma aliança no eixo da extrema esquerda e centro esquerda. Presidente da Câmara Municipal, Paulo Victor é mais versado na arte de negociação política e ainda não acumula o desgaste de Duarte junto à classe política.

Um exemplo disso é o apoio do governador Carlos Brandão e do deputado federal Josimar de Maranhãozinho, do PL. Ambos apoiaram Duarte em 2020, mas devem seguir com Paulo Victor em 2024.

Acontece que Duarte Junior, após a derrota nas eleições de 20201, culpou publicamente Josimar e Brandão por uma suposta “falta de esforço”. Brandão chegou a ser constrangido por Duarte em uma reunião após a eleição dentro do Palácio dos Leões.

DUARTE JUNIOR, O CENTRO E A DIREITA

No eixo dos partidos de centro, que englobam MDB, PP, União Brasil, PSD, PSDB e Podemos, a situação e Duarte Junior é ainda mais delicada. Hoje a maioria das legendas tendem a ir com o prefeito Eduardo Braide (PSD) e outros candidatos. Duarte sequer aparece como opção para a maioria deles. O jeito agressivo individualista de fazer política também afasta as lideranças do deputado. “Esse rapaz já é assim antes de ganhar uma eleição majoritária, imagina depois. A ingratidão é certa”, disse um dirigente partidário ouvido pelo blog.

Já no eixo dos partidos considerados de direita, PL, Republicamos e NOVO, o apoio a Duarte Junior é quase nulo. Mandatário do maior partido no estado, Josimar de Maranhãozinho teria condição de “virar” a direção nacional e embarcar mais uma vez na campanha de Duarte Junior nas próximas eleições. Contudo, ainda resta o trauma de 2020 como falado anteriormente. A possibilidade de NOVO e Republicanos toparem a aliança.

Ademais, junto da resistência da classe política, Duarte ainda deverá enfrentar a concorrência de nomes mais leves que o seu, como os deputados estaduais Neto Evangelista, Wellington do Curso, Yglésio Moyses e Mical Damasceno.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Toninho Tijolada

Moiô kkkkk

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x